Daqui saiem bolinhos apetitosos, feitos com imaginação, dedicação e muito carinho!
Aqui faço docinhos para alegrar as mesas, adoçar a boca e regalar a vista!

Para mais informações p.f. contactar para o e-mail:
violetskitchencakes@gmail.com



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Enquanto o bolo está no forno...

Aproveito para "falar" de recheios e massas.
O meu top 3 pessoal para bolos decorados é bolo de chocolate (o que tenho no forno), bolo Vitória ou bolo branco e bolo de limão (com sementes de papoila). Para além destes há sempre os bolos de baunilha ou de nata, o corriqueiro bolo de laranja, ou de cenoura, de canela, de iogurte, das formigas (com côco e lasquinhas de chocolate), mármore ou ainda combinações dos anteriores.
O que ajuda a enriquecer e a dar o toque especial ao bolo acaba por ser o recheio. Acho que é aqui que quem trabalha em casa bate aos pontos a maioria das pastelarias. É que se as há óptimas, também há aquelas hiper industrializadas, das quais apenas sai um doce de ovos ou um creme de manteiga como recheio. O que não surpreende. Nem sempre nos deixa a chorar por mais. Muitas vezes ficamos desiludidos. Em casa, "the sky is the limit", podemos fazer todo o tipo de combinações e procurar coisas novas, sabores e texturas novas que enriquecem o bolo e que nos deixam água a crescer na boca.
É assim que estou ao pensar no bolinho que vou preparar para o 1º aniversário da minha bebé, que vai ser recheado com um maravilhoso curd de limão. É assim que fico ao pensar num bolinho de chocolate recheado seja com o que for: ganache de chocolate branco/leite/preto/laranja/doce de leite/doce de frutos silvestres/côco... hmmm
O bolo Vitória, por ser tão simples e no entanto tão saboroso também aguenta bem a maioria dos recheios, mas gosto especialmente de uma variação que fiz recentemente: recheio de doce de morango (caseiro, pois claro!) com raspas de chocolate branco e negro.
Vai daí que tenha desistido por completo dos bolos da maioria das pastelarias - há uma que se mantém na minha memória de infância e que revisito sempre que tenho oportunidade. Nunca perdeu a qualidade e é, para mim, a melhor de todas. :)

1 comentário:

O meu pensamento viaja disse...

Estou em processo de descoberta deste blog que se está a revelar uma deliciosa surpresa.
Beijo

Ah! Vou ser seguidora!