Não sei que título dar a este post. Sei que este blog é mais do que um blog comercial. Também aqui, tal como em tudo o que confecciono deixo um bocadinho de mim. Por isso não podia apenas deixar fotos assinaladas de preços e pesos e sabores.
Aquilo que aqui coloco é fruto de pesquisa, pensamento, imaginação e carinho. Por isso, ando sempre em pesquisas, por outros blogs, por livros, por conversas.
Hoje esperava escrever algo sobre um compêndio maravilhoso que tenho em casa "Comida Tradicional Portuguesa" de Maria de Lourdes Modesto.
No entanto ao pesquisar um pouco mais sobre este livro que tanto revela sobre os hábitos alimentares, sociais e da história de Portugal durante meados do séc. XX, deparei-me com outro. Este Sabores Intemporais do Renato Costa. O Renato Costa foi meu professor.
Lembro-me dele como um homem exigente e aborrecido, segundo os parametros de uma miúda de 12 anos.
No entanto, sei hoje que foi também um homem que lutou para educação e pela escola onde viveu. Foi um homem que descobriu a paixão pela culinária tardiamente e ainda assim não deixou de seguir essa paixão e publicou uma série de livros sobre a história e cozinha tradicional algarvia. Não terá sido um grande Chef. Mas foi um grande homem, capaz de passar valores como rectidão, honestidade, verdade...
Escrevo foi, porque o Renato Costa faleceu recentemente vítima de cancro. Deixo-lhe aqui a minha homenagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário