Daqui saiem bolinhos apetitosos, feitos com imaginação, dedicação e muito carinho!
Aqui faço docinhos para alegrar as mesas, adoçar a boca e regalar a vista!

Para mais informações p.f. contactar para o e-mail:
violetskitchencakes@gmail.com



quinta-feira, 17 de março de 2011

Creme de Cenoura com Lascas de Bacalhau e Pesto

Hoje foi dia de preparar legumes para congelar e de terminar com algumas das coisas que já tinha congeladas! Tirei um creme de batata que serve de base a outras sopas, e 1 posta de bacalhau que ainda sobrava desde o Natal. E foi a ocasião ideal para testar uma receita que aprendi recentemente num workshop: creme de cenoura com lascas de bacalhau e molho pesto. Quanto a mim esta combinação de sabores resulta muito bem! Gosto do doce do creme com o salgado do bacalhau e a frescura do pesto! É um prato excelente para servir como entrada num jantar de família ou entre amigos. Num registo mais informal também resulta como prato principal!


Ingredientes:

1 cebola pequena
1 alho francês (pequeno)
1 talo de aipo
3 batatas médias
6 a 8 cenouras médias
1 posta de bacalhau
Molho pesto q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 noz de manteiga

Colocar as cenouras a cozer.
Colocar a posta de bacalhau em folha de aluminio,  cobrir com 2 c.s. de molho pesto e levar ao forno a 180º, durante o tempo necessário para se verem as lascas a aparecerem e criar uma espuma.

Enquanto o bacalhau está no forno, prepara-se o creme de batata: colocar um pouco de azeite numa panela e juntar a cebola, o alho francês e o talo de aipo cortados em pedaços pequenos, para refugar em lume baixo até estarem macios. Junta-se depois as batatas cortadas tão finas quanto possível e um pouco de água (vai-se acrescentando água aos poucos e poucos conforme necessário). Deixar cozer. Triturar com a varinha mágica.

- Nota: Este creme de batata pode ser feito em doses maiores e congelado para ser usado como base para outros cremes de legumes (bróculos, abóbora, etc).

 Juntar as cenouras previamente cozidas ao creme de batata, utilizando parte da água da cozedura, e triturar. A água vai-se juntando conforme necessário ao creme, de modo a que este fique cremoso. Tempera-se com sal e com uma noz de manteiga. Não é necessário juntar muito sal, pois o bacalhau é salgado e vai completar.

Retirar algumas lascas à posta de bacalhau assada e servir o creme com as mesmas, adicionando uma c. chá de molho pesto.

2 comentários:

Isa disse...

amiga tenho uma receita de pesto fantastica. se quiseres envio-te :) mega kiss*

Violet disse...

:) Envia claro! :) Este foi de compra e deve durar um tempo!